Hoje em dia, o sector imobiliário tem ao seu dispor, várias formas de poder utilizar a Realidade Aumentada e Realidade Virtual, através de ferramentas que trazem soluções e abrem portas para novas oportunidades de negócio. Contribuindo, ao mesmo tempo, para a sua expansão e inovação do mesmo.

 

As dores e as soluções

 

  • Apartamentos modelos

O mesmo investimento realizado na construção e decoração de um apartamento modelo, pode ser utilizado na criação de vários, reduzindo assim os custos associados ao mesmo.
O apartamento passa a “ir” ao cliente. Deixa de ser necessária, da parte do cliente, a sua visita e deslocamento até ao mesmo. Clientes em qualquer parte do mundo, através da utilização das ferramentas de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, podem “visitar” e interagir com o próprio espaço, sem precisarem de gastar tempo e dinheiro na sua deslocação.

Além disso, é possível ter ao dispor vários modelos decorados e com layouts diferentes de acordo com as preferências de cada um, gerando assim uma maior empatia no cliente.

A possibilidade de “levar” os clientes para “dentro” de um ambiente imersivo, abre portas para o sector imobiliário com novas oportunidades e possibilidades que não poderiam ser concretizadas através de forma física.

António FerreiraCEO GoUP!IDEA
  • Imóveis usados

Através da Realidade Aumentada e Realidade Virtual, pode-se transformar imóveis físicos em imóveis virtuais, a partir de fotografias 360º. Tours Virtuais de 360º, são criados e podem ser visualizados a partir de qualquer navegador Web, ao estilo do Google Street View.

 

  • Atendimento personalizado

O processo de venda fica a favor do cliente. O cliente deixa de deslocar-se á imobiliária. O Consultor Imobiliário passa a “levar” consigo as ferramentas até ao seu cliente. As reuniões passam a serem feitas em casa do cliente, na sua empresa ou até mesmo num café. Deixa-se de exigir ao cliente que se desloque até à imobiliária.

 

  • Vender á distância

Com a utilização destas ferramentas, o processo de venda pode ser realizado a clientes de qualquer lugar do mundo. A venda pode ser feita através de uma forma virtual e remota (Tours 360º e Realidade Virtual).

Exemplo de trabalhos realizados em Tour 360º para clientes:
http://porticus.bugaboostudio.com/
http://impacto360.bugaboostudio.com/
http://condominiojaguaribe.bugaboostudio.com/condominiojaguaribe.html
http://bsparvr.bugaboostudio.com/bsparvr.html
http://urbano1060.com.br/index.html
http://arcelormittal.bugaboostudio.com/

O mercado português ainda não possui uma cultura de inovação no mercado imobiliário. Claro que não é uma verdade em todas as empresas. Mas, no geral, ainda existe um grande conservadorismo e até mesmo uma resistência quando o assunto é investimento em tecnologia.

António FerreiraCEO GoUP!IDEA
  • Feiras e Eventos

A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual, possibilitam o seu uso em feiras, eventos e até mesmo em Centros Comerciais.
Hoje em dia, já existem no mercado, óculos de Realidade Virtual, com preços bastante acessíveis. Exemplo disso é o caso dos óculos da Google, os Google Cardboard (podem ser personalizados com a identidade/marca da imobiliária ou do empreendimento).

Através destes óculos podem-se ver exemplos como o que realizámos para um dos nossos clientes:

No entanto, para ações de marketing em Feiras e em Eventos, aconselho a utilização de modelos de óculos de Realidade Virtual com mais qualidade, como os Oculus Go, que detêm mais recursos, como por exemplo: melhores gráficos 3D, melhor som, etc…
Dando a possibilidade de oferecer aos seus clientes experiências mais realistas e com maior impacto.

 

  • Retenção e Fidelização

Através dos conteúdos interativos gerados pelos Tours Virtuais 360º, consegue-se gerar uma maior retenção e fidelização por parte dos clientes. Estes contribuem para um maior aumento do número de visitantes (futuros clientes) e conseguem manter os mesmos mais tempo navegando e interagindo com a página.

 

  • Apps Móveis

Cada vez mais os portugueses utilizam no seu dia-a-dia, as Apps Móveis. Em 2018, houve um aumento de 17%, tendo 46% dos portugueses feito pelo menos uma compra ‘online’ no ano passado, segundo relatórios já realizados.

As soluções em Realidade Aumentada, permitem experiências imersivas no sector do imobiliário. Sendo possível a integração e a adaptação de publicidade na visualização dos imóveis. Fazendo com que cada empreendimento passe a ser apresentado com um “perfil” único dentro da própria App.

Integração com as Redes Sociais podem ser implementadas, fazendo ainda mais, da App, uma forma de divulgação e de compartilhamento. O Whatsapp é o maior caso de sucesso. É possível enviar links de vídeos 360º aos seus clientes, e ter a certeza de que eles receberam e viram a sua mensagem.

Exemplo de uma App para um dos nossos clientes:

https://www.youtube.com/watch?v=4BfKFCOCJe8

Se é uma

Construtura, Imobiliária ou Consultor

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Leave a Reply